Pediatra todo mês?

Pediatra todo mês?

Você sabe por que é necessário levar seu filho ao pediatra com regularidade?

O pediatra tem o papel de acompanhar o desenvolvimento e a saúde do seu filho dos primeiros dias de vida até a adolescência. Para que ele seja um grande parceiro ao longo da infância, são necessários contatos periódicos para que o médico conheça muito bem seu filho. Esses contatos podem fazer toda a diferença ao longo da infância, já que o médico será capaz de conhecer em detalhe cada fase na qual a criança se encontra e as peculiaridades de cada uma delas. Assim sendo, fica muito mais fácil acompanhar o desenvolvimento e fazer diagnósticos precisos.

Em cada período da vida a criança apresenta peculiaridades que serão avaliadas pelo pediatra. Por exemplo, nas primeiras semanas de vida é feita a avaliação do aleitamento materno que consiste em verificar o ganho de peso e estatura. Meses depois é verificado o desenvolvimento neurológico, no qual são acompanhados aspectos como: elevar a cabeça, ser capaz sentar, engatinhar e andar.

Dessa forma, uma rotina de consultas garante que o pediatra acompanhe cada etapa e diga se o desenvolvimento do seu pequeno está adequado ou não, e o que fazer caso algo não esteja conforme o esperado.

Vale lembrar que o médico pediatra não só acompanha o desenvolvimento, como também é especializado em realizar diagnósticos em pacientes infantis. A importância disso vem do fato de o corpo de um adulto e de uma criança funcionarem de maneiras distintas e exigirem cuidados e tratamentos diferentes. Caso seu filho apresente algum sintoma importante, vale acionar o pediatra para que ele indique o que deve ser feito.

Como vinhamos falando, o escopo de atuação de um pediatra é bastante amplo. Uma consulta consiste na avaliação de diversos aspectos. Passando desde a avaliação clínica – na qual o médico verifica o crescimento, ganho de peso e bem-estar da criança – até a orientação sobre imunização (vacinação).

No início da vida os contatos devem ser mais frequentes, pois o desenvolvimento da criança costuma ser bem rápido. Indica-se avaliações mensais ao longo do primeiro ano de vida e, a partir daí, trimestrais.

Resumindo, é de suma importância que a criança visite o pediatra rotineiramente para que possam ser avaliados cada aspecto relevante em cada período da vida.

Sobre o Autor

Lucas Moraes administrator

Deixe uma resposta